Quando colocamos calços novos e estes ficam afinados demais podemos correr o risco de os mesmos incharem, logo aconselham-se (visto ser a opinião dos profissionais na matéria) afinações um pouco desafinadas.

 

mtravoes


Passo a explicar: após toda a montagem dos calços molas, tensores, afinador e travão de mão passamos á afinação. Tentam-se colocar os calços com alguma folga do tambor e sem afinação nenhuma no ponto C.

 


Puxar várias vezes o travão de mão até o travão de mão estar ok, ai afina-se ponto C (deixando alguma tensão nos parafusos de afinação, "adjusting bolts") com a porca da manete do travão de mão bastante desenroscada (apenas prendendo o cabo e mais 3 ou 4 voltas). O afinador automático irá encarregar-se de deixar as maxilas no ponto exacto para que a travagem de pé e de mão fique OK,

 

O ajuste fora do tambor (imagem acima) limita o afinador automático, ou seja, se afinarmos muito este parafuso o afinador não finaliza a afinação.

mtravoes1

 

DICA IMPORTANTE: verificar o pino que prende a maxila á alavanca do travão de mão e á alavanca do auto afinador (numero 6 da figura abaixo), esta nunca pode ter folga ! caso este tenha folga, mesmo que mínima, SOLDEM-NO. (caso contrário o travão nunca irá parar de afinar até que a roda fique completamente presa.